Hackathon como processo seletivo inovador
Um processo seletivo é sempre um desafio. Escolher estagiários é ainda mais difícil. Mas o hackathon faz tudo ficar mais rápido, mais inovador e mais inteligente!
O que é hackathon?
A palavra hackathon é resultado da combinação entre os termos hack (to hack, no sentido de programar com expertise) e marathon (maratona). Os primeiros surgiram no Canadá, no final da década de 1990, e, pouco a pouco, foram sendo adotados por diversas empresas ao redor do mundo, como Facebook e Yahoo.
Ano após ano, foram sendo integrados a outras áreas e passaram a ser sinônimo de inovação em política, educação e qualquer outro segmento que busca soluções para melhorar o mundo.
Por que hackathon para estagiários?
Para solucionar o desafio de tornar o processo seletivo mais ágil, mais leve e menos trabalhoso, poucas e inovadoras empresas estão adotando o hackathon como método de seleção. Por ser um evento divertido e criativo, ele facilita a observação e a escolha de novos profissionais de diversas áreas, inclusive a de TI, em que programadores e outros envolvidos no desenvolvimento de soluções (softwares ou sistemas) colaboram entre si para resolver um problema.
A Iteris é uma dessas empresas, mas foi além: inovou fazendo um hackathon para a contratação de estagiários. Durante a resolução do problema, mais gente é avaliada com muito mais verdade e em um espaço de tempo mais curto!
As vantagens do hackathon no processo seletivo
Inovação! Essa é a principal vantagem quando realizamos um hackathon no lugar do processo seletivo tradicional durante a escolha de novos estagiários. Nesses encontros, a resposta para as dificuldades que afetam a empresa sempre são encontradas.
Pessoas com os mais variados talentos e personalidades atuam lado a lado e acabam sempre encontrando algo em comum. Além disso, por ser um modelo mais flexível e colocar as habilidades de todos à prova, pode-se avaliar quem se sairia melhor em uma situação real do cotidiano.
O processo seletivo de estagiários na Iteris
Essa mudança aconteceu para que os estagiários comecem sua jornada da melhor forma: experimentando, já no início, a força do trabalho alegre e colaborativo.
A quebra de tradição não traz mais o recrutamento com testes escritos e entrevistas coletivas. Agora, a identificação dos candidatos com maior potencial é mais verdadeira e acontece de forma mais dinâmica, marca registrada da empresa.
Com o hackathon para a contratação de estagiários, a Iteris trouxe mais efetividade às suas escolhas. Durante esse processo seletivo inédito no mercado, os responsáveis pelas escolhas puderam observar como os candidatos reagem a situações problemáticas muito comuns ao dia a dia e avaliar comportamentos e habilidades que, somados ao potencial técnico de cada um, nos ajudaram a identificar alguns aspectos pessoais:
• nível de integração com outros indivíduos e com seu grupo;
• proatividade e busca de solução para problemas em ambientes de alta pressão;
• capacidade de organização e foco no ambiente de trabalho;
• capacidade de utilizar a lógica de programação de forma adequada;
• modo de lidar com conflitos;
• habilidade de dialogar e convencer os colegas;
• capacidade de liderar grupos;
• qualidade do código final;
• contribuição individual ao aplicativo entregue.
No final, além do sucesso nas contratações, a empresa conquistou a simpatia da maioria dos participantes, que deixaram feedbacks muito positivos. Até mesmo os que não foram escolhidos agradeceram e relataram que a experiência é gratificante e tem o valor de um treinamento prático em linguagem de programação.
Resumindo: o hackathon é bom para a empresa e também para os candidatos.
“É para isso que existimos: para termos a certeza que a gente pode fazer o melhor e que nosso melhor constrói o futuro”, concluiu Aline Carvalho da Iteris.
Quer saber mais sobre hackathon de estagiários? Ficou animado para participar? Veja as vagasque estão disponíveis na Iteris.