Como funciona a Gestão de Qualidade de Software?
Realizar a Gestão da Qualidade de Software é indispensável para qualquer organização que deseja garantir a entrega de produtos confiáveis maximizando a entrega de valor.
A princípio, realizar a Gestão da Qualidade de Software é a garantia da eficiência e eficácia dos produtos digitais desenvolvidos.
Ou seja, definir estratégias e ações coordenadas em melhorias contínuas de processos, ferramentas e pessoas, que conduzam a excelência e satisfação de quem recebe o produto.
Entrega contínua de valor e excelência em tudo relacionado ao produto de Software.
Portanto, a gestão da qualidade de software pode ser observada e estabelecida em Garantia e Controle de qualidade.
Garantia da Qualidade
O processo de garantida da Qualidade é, em síntese, fazer a coisa certa!
Certificar que será desenvolvido o produto certo, que realmente atenda as expectativas, necessidade de uso e que seja maximizado o valor para negócio e propósito que se destina.
Dessa forma, essa etapa do processo atua para garantir que o planejamento ocorra da melhor forma possível.
Isto é, definindo padrões de desenvolvimento de software emparelhados a processos regulatórios – aumento da capacidade de produzir software de alta qualidade.
Esses processos são realizados a partir de estratégias como:
Controle de Qualidade
O controle da qualidade diz respeito à eficiência do produto, fazer do Jeito certo!
Assim, aqui entram ferramentas de automação e técnicas de testes.
Como realizamos a Gestão da Qualidade de Software na prática?
Na Iteris, utilizamos o mindset de agilidade para a Gestão de Qualidade de Software como forma de análise preditiva.
Ou seja, evitar e prevenir defeitos antes mesmo que eles aconteçam.
Dessa forma, conseguimos observar a economia de tempo e dinheiro, porque evitamos retrabalhos desnecessários e conseguimos apoiar as tomadas de decisões de forma mais assertiva.
Na prática, em síntese, baseamos a qualidade nos parâmetros da ISO 25010, dividido em 8 características que servem para especificar, medir e avaliar a qualidade do produto de software.
São elas:
- Adequação Funcional
- Eficiência de Desempenho
- Compatibilidade
- Usabilidade
- Confiabilidade
- Segurança
- Capacidade de Manutenção
- Portabilidade
A implementação da gestão da qualidade impacta todos os aspectos do desempenho de uma organização.
Contudo, os benefícios da gestão de qualidade documentado incluem:
- Atender aos requisitos do cliente, o que ajuda a inspirar confiança na organização, levando a mais clientes, mais vendas e novos negócios;
- Atender aos requisitos da organização, o que garante a conformidade com as regulamentações e o fornecimento de produtos e serviços da maneira mais eficiente em termos de custos e recursos, criando espaço para expansão, crescimento e lucro.
Assim, de forma geral, a Gestão de Qualidade de Software traz benefícios como:
- Aumento da confiança e satisfação do usuário
- Maior assertividade das entregas
- Diminuição dos riscos de negócios e imagem
- Redução de retrabalhos e bugs
- Transparência e padronização
- Previsibilidade e ampliação da visão do todo
Por fim, o software de alto padrão resulta de uma combinação de testes abrangentes dos principais drivers da qualidade do software e do uso de métricas de teste para garantir que a finalidade do teste seja suficiente.
Por que escolher a Iteris?
Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.
Consideramos o desenvolvimento de negócios orientado a valor de entrega focada no cliente, ou VDD – Value Driven Development.
Além disso, buscamos enxugar processos e eliminar gargalos, maximizando a produtividade e reduzindo erros – Lean Manufacture.
Trabalhamos com práticas Kaizen, atuando com os melhores resultados e evolução contínua.
Entre em contato com um especialista da Iteris e veja como podemos aprimorar a qualidade de software de sua empresa.