O que você acha sobre Chatbots?
Chatbots são softwares de comunicação automática via mensagem que foram desenvolvidos com o objetivo de automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como dúvidas frequentes, na forma de diálogo pré-definido entre o usuário e um “robô”.
Aí você deve se perguntar: como eles se dividem? Os Bots se dividem em várias linhas:
- Chatbots otimizadores;
- Chatbots proativos;
- Chatbots sociais;
- Chatbots escudo;
- Chatbots conversacionais.
Além disso, existem vários tipos de Bots Frameworks que podem ser utilizados para desenvolvimento, tanto Open Source como soluções pagas fornecidas por algum tipo de serviço:
- Microsoft Bot Framework;
- Wit.ai;
- Dialogflow;
- IBM Watson;
- Pandorabots;
- Botpress;
- Botkit.
Plano de desenvolvimento
E como funciona o plano de desenvolvimento para um Bot? Abaixo, o plano de desenvolvimento que é utilizado no IBM Watson Assistant:
O usuário, ao desenvolver, segue um fluxo de intenções, entidades e diálogos para estabelecer entradas, respostas e interações que o seu usuário ou cliente irá realizar com o Bot.
Processo de curadoria
Aí, você deve se perguntar: como funciona o processo de aprendizado, assertividade e qualidade? Para isto, utilizamos o termo “Curadoria”, que se trata do processo assistido de qualidade e monitoramento do seu Chatbot.
Processo de curadoria:
É importante criar fluxos inteligentes e reduzir ao máximo as ambiguidades, tornando um Chatbot ainda mais eficiente.
Seguido do processo de curadoria, temos o de Acurácia/Qualidade, onde conseguimos medir a precisão e efetividade do Bot com base em suas interações:
Etapas para implementar um Bot em seu negócio
Para implementar um Bot em seu negócio, você deve seguir uma linha planejada visto que, primeiro, você deve conhecer o seu público, saber qual a sua estratégia e sua linha de maturidade para implementação:
Conclusão
Claro, tudo o que foi escrito até aqui pode ser feito de forma diferente, de acordo com a sua linha de raciocínio ou como a sua empresa trabalha.
A ideia é demonstrar um caminho e uma forma de estabelecer as primeiras etapas para o seu processo de implementação.
O que temos que ter em mente é: realizar um planejamento, pesquisa e alinhamento se o projeto agrega valor ao meu negócio e se isso realmente vai otimizar e melhorar os meus processos.
Entre em contato com a Iteris e saiba como podemos te ajudar a ter a aplicação que você imagina para o seu negócio.